segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

VAMOS A RAIZ ONDE TUDO COMEÇOU? ( este estudo ainda está em construção)

QUER SER ENTENDIDO? VAMOS COMEÇAR!!!!  ( este estudo ainda está em construção)                                                                      Por Flávio S. Silva. 



1ª VAMOS FALAR DAS MUDANÇAS DE ORDEM MUNDIAL NO QUE DIZ RESPEITO A DELINEAR O HOMEM NO ASPECTO  DO TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM UM ÂMBITO GLOBAL  ECONÔMICO E SOCIAL .). ( Para não ficar muito exaustivo colocarei aqui as fontes de leitura vc pode clicar estudar e lê abaixo aqui no blog a minha explicação. ( USAREI APENAS  O WIKIPÉDIA) 


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_IndustrialCONSEQUÊNCIAS:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial#As_consequ.C3.AAncias_da_Revolu.C3.A7.C3.A3o_Industrial

1ª e 2ª GUERRA MUNDIAL: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL CULMINOU A 1ª GUERRA MUNDIAL, QUE POR SUA VEZ  LEVOU A 2ª GUERRA MUNDIAL. 
 Para Lênin, as razões da guerra poderiam ser sintetizadas em uma palavra: imperialismo. Ele lembrava que as principais potências capitalistas passavam por concentração econômica desde o fim do século XIX. Cedo ou tarde as disputas terminariam em guerra.
Outro motivo relevante foram os ressentimentos nacionalistas e rivalidades ecoômicas e políticas entre várias nações. O atentado de Sarajevo, morte do arquiduque Fransisco Ferdinando.
CONCLUSÃO : MOTIVO DA 1ª GUERRA MUNDIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ( UM DOS MOTIVOS PRIMORDIAIS)
2ª GUERRA MUNDIAL SUAS CONSEQUÊNCIAS : 

Causas da Segunda Guerra Mundial:

Segunda Guerra Mundial foi decorrente de um conjunto de factores de
 uma profunda crise económica e grandes tensões políticas e sociais em 
várias partes do Globo. Nesta conjuntura despontaram regimes autoritários,
 sobretudo na Alemanha, na Itália e no Japão. A ideologia expansionista
 principalmente destas potências levou-as a apetrecharem militarmente.
Nasceu assim, um clima de tensão internacional, que ficou marcado por
várias acções belicistas.
SUAS CONSEQUÊNCIAS: CORRIDAS ARMAMENTISTAS, BOICOTES,
 GUERRA FRIA, CONFLITOS,
 ATOS TERRORISTAS,CLIMA DE DESCONFIANÇA, GOLPES MILITARES,
 NACIONALISMO ETcs...
2 PARTE: MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E MORAIS:
  MOVIMENTO FEMINISTA.
A década de 1960 significou um ponto de grandes inflexões para a sociedade contemporânea. Nos EUA, o “baby-boom” do pós-guerra estabeleceu o surgimento de uma geração de jovens inseridos na prosperidade material e tecnológica de um mundo em plena transformação. As novas conquistas obtidas no campo dos transportes, da medicina e da eletrônica causavam a configuração de uma época aparentemente cingida pelo signo da modernidade. 
Contudo, observamos também a deflagração de uma revisão de valores responsável pela transformação dos papéis ocupados por homens e mulheres na sociedade. Já durante a Segunda Guerra, a maciça inserção das mulheres no mercado de trabalho estabeleceu um novo campo de possibilidades para aquela que antes era vista como a “rainha do lar”. A partir desse processo de relativa emancipação, muitas delas reivindicaram novos campos de conquista nunca antes imaginados.
Quando alcançamos a década de 1960, o advento da pílula anticoncepcional permitiu uma libertação dos comportamentos sexuais antes restritos à monogamia e às relações matrimoniais. Paralelamente, o meio intelectual também passou a se voltar para a essa questão com a difusão de livros de autoras que se interessavam em desconstruir o papel da mulher na sociedade. Entre outras obras, podemos destacar “O Segundo Sexo” de Simone Beauvoir e “A mística do feminino” de Betty Friedan.
A partir de então, muitas mulheres saíram às ruas com o intuito de reivindicar os mesmos diretos assegurados pela constituição liberal de seus países. Entre outras questões, lutavam para que as faixas salariais de homens e mulheres fossem devidamente equiparadas. Nesse aspecto, percebemos que entre as décadas de 1960 e 1970 o feminismo havia se consolidado enquanto movimento político integrado a muitas outras bandeiras de lutas civis e minoritárias.
Em resposta a tais movimentações, aconteceu a adoção de várias políticas de igualdade que visavam responder aos anseios estabelecidos no período. Instituições de defesa dos direitos das mulheres e outros órgãos de natureza governamental passaram a sensibilizar outras parcelas da sociedade com respeito a essa causa. Com isso, observamos que muitas bandeiras de luta passaram a ser prestigiadas pela aprovação de leis específicas.

A partir da década de 1980, o feminismo pareceu perder a sua força. A causa deixou de ser uma meta a ser alcançada depois que os próprios representantes do Estado reconheceram a legitimidade de tais reivindicações. Contudo, essa faceta da história contemporânea ainda se desdobrou em uma mudança de comportamento que rompeu com os paradigmas tradicionais da família e, até mesmo, do homem. A vitória feminista ainda ecoa em transformações ainda visíveis no nosso cotidiano.

  MOVIMENTO WOODSTOSK,(MOVIMENTO HIPPIE)
                                                 
                                                                                          Em agosto de 1969 (dias 14,15 e 16) aconteceu o festival de Woodstock - three days of peace and music. Passados quarenta anos do evento como podemos pensar e discutir seus efeitos? 
A novidade, o impacto inicial foi enorme. Nunca tanta gente havia se reunido para celebrar a música e a ideologia de um pensamento de paz – (antibelicista) – amor (sexo podia ser feito com liberdade) e música. Tudo isto embalados pelas imagens fotográficas e cinematográficas que fizeram com que alguns grupos pudessem estar fixados no universo sonoro de várias gerações. 
 festival da província de Bethel, realizado na fazenda de Max Yasgur, foi a síntese de um momento da história dos EUA e da cultura ocidental. Nos interessa investigar a novidade de como esta síntese aconteceu e quais os elementos que ainda permanecem atuais. 







                         
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário