sexta-feira, 22 de julho de 2011

As Plêiades, E A LOUCURA DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.


As Plêiades

Mais uma vez as TJs tentam "suavizar" um assunto embaraçoso e como de costume eu preciso alertar os leitores quanto a isto. Vejá só o que encontramos no início do artigo do "Sentinela em Vigia" que tem o mesmo título deste:
"Uma "acusação" notavelmente rebuscada, é que as testemunhas de Jeová ensinaram no passado que Jeová residia na constelação das Plêiades. Consideremos o assunto."
Será que trata-se mesmo de uma "acusação notavelmente rebuscada" ou a realidade dos fatos ? Vamos tentar mostrar o assunto sem maquiagem, da forma verídica e sem o grau passional que move as matérias de defesa da religião da STV.
Mas vamos ao resto do comentário:
"Como sabemos bem as Testemunhas por nosso estudo do livro Proclamadores, Russell cria que a Grande Pirâmide de Gizé corroborava períodos bíblicos, e que Isaías 19:19, 20 aludia a ela".
Realmente... Não fossem os "sites apóstatas" nenhum de vocês sequer tomaria conhecimento disto. Além disso, acreditar que a Grande Pirâmide de Gizé corroborava períodos bíblicos é suavizar o envolvimento de Russel com assuntos ligados ao ocultismo. Qualquer Testemunha de Jeová hoje se recusa a usar pirâmides por achar que é "coisa do diabo".
Prosseguindo:
"Ainda que pessoalmente parecia estar convicto, não o considerava uma dos ensinos fundamentais que todos os cristãos deviam aceitar (A Sentinela de 15-nov-1928 explicou que a Pirâmide tem relação com a religião falsa e que Isaías 19:19, 20 falava em sentido figurativo). Bem, pois no terceiro tomo de Estudos das Escrituras, no capítulo 10, Russell citou à pessoa da que ao que parece adquiriu suas idéias com respeito à Pirâmide, o reverendo Joseph Seiss, que escreveu..."(Algumas fontes costumam citar erroneamente estas palavras como se fossem de Russell, mas são de Seiss; o único que adiciona Russell é o que vem entre colchetes).
(o grifo é nosso).
É mesmo ? Então porque ele defendia tal assunto como uma "confirmação" de seus cálculos ? O artigo segue com a citação que Russel fez do tal Seiss - de quem ele tomou emprestado esta idéia ridícula - dando a entender que a Watchtower não foi a fonte de tal ensinamento e que não a endossou, mas apenas "citou".  Mas... o "Sentinela" esqueceu-se mais uma vez de mostrar outros artigos da própria Watchtower que endossavam tais ensinos claramente. Vamos mostrar isto com cópias dos originais e tudo mais, para não virem nos chamar de "mentirosos" ou coisa parecida, como já virou costume.
Vamos as PROVAS materiais:
PROVA 1 - Reimpressões da Watchtower, 15 de Maio de 1895, página 1814 (Tradução do Irmão Brasileiro)
"Nosso sistema solar de planetas se encontra circulando ao redor de outro grande centro, e bem distante nos limites mais remotos do nosso sistema, pela ajuda de um telescópio, outras estrelas e sistemas são discernidos, todos presumidamente circulando com o nosso em volta de um centro comum. - o grupo de Pleiades. E uma sugestão razoável foi feita que o centro pode ser o céu dos céus, o mais alto dos céus, o trono de Deus."
Confira o original em inglês clicando AQUI - Você deve ter o Adobe Acrobat Reader Instalado
.
PROVA 2 - Reimpressões da Watchtower, 1 de Dezembro de 1896, página 2075 (tradução do Irmão Brasileiro)
"Seção Questões de Interesse Geral
Pergunta: É o céu um lugar ou uma condição ? Se é um lugar, onde é tal lugar ?
Resposta: Enquanto é verdade que seres podem estar numa condição celestial; ou seja, espiritual e invisível aos olhos humanos, e ainda assim estarem próximas a nós que estamos na carne, e enquanto nós cremos que é a condição na qual o nosso Senhor está agora presente, um ser espiritual ou celestial, nós não podemos concordar que o céu é apenas uma condição; tem de ser também um lugar, tão certo como a terra é um lugar. A sugestão mais razoável que conhecemos é aquela oferecida no volume III do "Millennial Dawn", página 327; a saber, que o céu é localizado ou está em conexão com o grupo celestial de Plêiades."

Confira o original em inglês clicando AQUI - Você deve ter o Adobe Acrobat Reader Instalado.
PROVA 3 - Watchtower, 1 de Novembro de 1920, página 334 (tradução do Irmão Brasileiro)
"Uma pessoa me perguntou outro dia; Vamos supor que você esteja aqui em 1925 o que você faria ? Eu disse, eu creio que estarei em casa em Plêiades antes disso." (NOTA DO TRADUTOR: A esta altura Russel já havia morrido, de forma que esta frase foi dita por um estudante da bíblia chamado Gregory Sakatos, e mostra o quão "real" era tal ensinamento para os TJs daquele tempo).
Confira o original em inglês clicando AQUI - Você deve ter o Adobe Acrobat Reader Instalado.
Eu tenho até mais um exemplo, mas creio que os três aqui apresentados foram mais que suficientes para demonstrar que a STV não só advogava como endossava tal ensinamento em seu tempo. Tudo isso tem a ver com a heresia da Torre de Vigia (que perdura até hoje) que Deus tem um corpo que habita em um lugar específico do céu - eles só não arriscam dizer hoje que tal lugar é em Plêiades. Eu já falei em outro artigo aqui que esta idéia é herética, pois daria uma limitação para Deus - que é ilimitado. Deus não habita em sua própria criação. Do contrário, ele seria um sem-teto antes de criar o céu.
A bíblia diz que Deus "enche os céus e a terra" (Jr. 23:24) não podendo os céus ao menos contê-lo (1 Rs 8:27). Como Deus pode morar num local fixo nos céus se estes não podem contê-lo ? Além disso, a bíblia também afirma que "Deus criou os céus" (Gn 1:1; Is 45:18). Houve então um tempo que o céu não existia, mas Deus é de "eternidade em eternidade" (Sl 90:2). Vemos que quando a Biblia fala de "céu" como lugar de habitação de Deus, temos de entender como algo transcendente ao universo físico - ou o nosso céu - pois este foi apenas uma das maravilhosas criações de Deus.
Mas, prosseguindo com o conteúdo da matéria:
"O ensino pela que se pergunta se pode extrair deste parágrafo: a cúspide da Pirâmide assinalava em direção às Plêiades, onde na Antigüidade se encontrava o centro da galáxia. Já que no século XIX se cria que o centro de nossa galáxia era o centro do Universo e já que a Pirâmide parecia assinalar em sua direção, *Russell pensava que era possível que Jeová residisse ali. Não tem absolutamente nada que ver com a astrologia; a postura sobre a astrologia e a adivinhação foi sempre a mesma entre as testemunhas de Jeová. Simplesmente, os cientistas criam que toda a matéria do Universo girava em torno de um centro, e Russell considerava razoável pensar que Jeová o controlava todo desde aquele lugar. Isto estava em harmonia com sua crença de que Deus não está em todas partes, senão que tem um corpo espiritual e reside num lugar concreto do Universo".
É... "a cúspide da Pirâmide assinalava em direção às Plêiades"... Que ensinamento bíblico! Que mistura exótica de piramidologia com cristianismo - Russel era um piramidologista e tanto, pois foi enterrado com uma grande pirâmide, veja AQUI. Além disso, o problema aqui não é a associação com astrologia - embora seja possível que Russel tenha enveredado por este caminho por causa dela - e sim com a sua clara associação com piramidologia e com a idéia herética que ele tinha, de que Deus habita em um lugar específico do nosso céu físico. Quem tem limitação no espaço-tempo é Satanás e os demônios, bem como, é claro, os anjos de Deus. Assim, o Deus das TJs não é o verdadeiro Deus, que é Onipresente.
Vamos em frente:
"Isto também não se considerava um ensino fundamental, mas mostra quão real era Jeová para os primeiros Estudantes da Bíblia. Trinta e sete anos depois, em 1928, o livro Reconciliação fez uma breve menção em sua página 14 deste mesmo assunto. Quando no final de 1928 se compreendeu melhor o assunto da Grande Pirâmide, foi-se abandonando esta idéia com respeito às Plêiades. Na A Sentinela de 15-nov-1953, explicou-se de forma específica por que não há nenhum fundamento bíblico para essa crença. "
Não se considerava fundamental, mas tal assunto era uma "crença" para os estudantes da bíblia (nome das TJs antes da adoção do termo atual). É só ver a PROVA 3 mais acima com o comentário da Watchtower de 1920 para verificar o quão nítida tal idéia estava nas mentes daquelas pessoas. E afinal, tais idéias só foram abandonadas depois de um bom tempo, mais de uma década após a morte de Russel.
"Hoje sabemos que os céus são uma região espiritual, e provavelmente não têm nada que ver com o universo físico. Mas seguimos convencidos de que Deus é uma pessoa real, com um corpo, e que ocupa um lugar concreto desde onde o vê e o controla todo."
Ele não poderia ter terminado com frase melhor. O "céu é uma região espiritual e não tem nada a ver com o universo físico" - até aqui eu concordo. Mas já essa de que "Deus tem um corpo" (parece até com a idéia dos mórmons) e "habita num lugar concreto desde onde vê e controla tudo" é um remanescente da heresia Russelita.
Nós sabemos que Deus é onipresente, não tem limitação no espaço-tempo. Deus preenche este universo e tudo o que há. Ele é incomensurável, é Todo-Poderoso, Ilimitado, bendito seja eternamente! Nossa mente - mesmo a mais brilhante deste mundo - não pode compreendê-lo totalmente e nem medir sua estatura ou forma, pois Ele "enche os céus e a terra" (Jr. 23:24).
Espero que tenha dado uma consideração cândida do assunto, sem maquiagem ou retoques, para que você possa julgar por si mesmo a questão.
Que o verdadeiro Deus te abençoe!

O SENHOR JESUS CRISTO NÃO É O MEDIADOR DOS TESTEMUNAS DE JEOVÁ, UMA DAS MAIORES BLASFEMIAS.

O Mediador das TJ's

Pelo Irmão Brasileiro
Todo cristão sabe o que a bíblia diz em  1 Timoteo 2:5: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". 
Esta passagem é bem clara, indiscutível. Somente ela serve de base para dizermos que Jesus  Cristo é de fato o mediador entre Deus e todos os homens. Há ainda outros textos bastante interessantes:
Hebreus 9:28 "assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação", ou quem sabe:
1 João 2:1 "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo".
Advogado, mediador, intercessor. Estes são os papeis que Cristo desempenha perante Deus para cada homem vivo neste planeta. Ele morreu por todos nós, e quer que todos sejamos salvos. Ele ama a cada um individualmente, mesmo aqueles que ainda não creem Nele como seu Salvador e aquele que redimiu sua vida perante o Pai celestial.   Portanto, nestas passagens e em muitas outras, o assunto fica bem claro, sem espaço para outras interpretações. Porém, será que é mesmo assim que o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová pensam a respeito do papel mediador de Cristo ? A resposta, para nossa inteira surpresa é: NÃO!   A Sociedade Torre de Vigia (STV) afirma categoricamente que Jesus NÃO É O MEDIADOR entre Deus e toda a humanidade. Dizem que ele é meramente o mediador do pacto que foi celebrado somente para os 144.000.  É exatamente assim que os homens que dirigem todas as Testemunha de Jeová no mundo pensam. Creio que muitos que são testemunhas de Jeová não sabem deste fato (eu mesmo não sabia). E como isso é triste de ser lido. Eu tenho profunda tristeza em ler afirmações como a que vou descrever aos leitores logo abaixo. Como isto contrasta com textos como os que acabamos de citar acima.  Somente a frase de 1 Timóteo 2:5 de um "só mediador entre Deus e os homens" não dá margem para uma outra intepretação. A Sociedade se baseia em Hebreus 8:6, Hebreus 9:15 e Hebreus 12:24 para dizer que ele é mediador apenas do pacto. De fato ele é o mediador do pacto, mas também é o mediador entre Deus e os homens. Tem vários outros textos que fala de Cristo como nosso intercessor, advogado e tantas outras coisas, mostrando que ele de fato intermedia por nós ao Pai. Isto está claro como cristal e a Sociedade faz ginástica teológica para ensinar o contrário.
EIS os Artigos da STV afirmando que Cristo NÃO é o mediador entre Deus e Toda a humanidade, mas só mediador de um novo pacto entre Deus e o grupo de elite de 144.000 "ungidos" da Torre de Vigia.
* A sentinela 15/08/1989 (Páginas 30-31) - "Claramente, pois, o novo pacto não é um arranjo livre, aberto a toda a humanidade. Trata-se duma cuidadosamente providenciada provisão legal envolvendo Deus e os cristãos ungidos."
* A Sentinela 15/02/1991 (Página 17 - em especial parágrafo 8) -  "Assim, o sacrifício de resgate é fundamental para o novo pacto, do qual Jesus é o Mediador. Paulo escreveu: “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e homens, um homem, Cristo Jesus, o qual se entregou como resgate correspondente por todos — isto é o que se há de testemunhar nos seus próprios tempos específicos.” (1 Timóteo 2:5, 6) Estas palavras aplicam-se em especial aos 144.000, com quem o novo pacto é feito." 
* A Sentinela 01/01/1993 (Página 5) - "De modo que este homem, Cristo Jesus, foi o primeiro duma nova criação, ungido para fazer a vontade de Deus. Mais tarde, à base da sua morte sacrificial, Jesus tornou-se o Mediador dum novo pacto entre Deus e um grupo seleto de homens"
Este "seleto grupo de homens" no caso aqui são os 144.000. Pois, na visão da Sociedade, a grande multidão depende dos 144.000 para serem intermediados por Cristo. E isto na verdade, significa que eles é quem são os intercessores das Testemunha de Jeová perante Cristo. Aqueles que tem acesso as publicações da Torre de Vigia devem pesquisar bem o assunto para verem que é exatamente assim que a Sociedade pensa a respeito do assunto. E de fato a intecessora da "grande multidão" é a Organização, composta pelos 144.000, o "seleto grupo de homens". Cristo não é para você, é o que a Sociedade quer advogar. Isto é algo muito sério.
Para fechar estas pequenas referências, o Livro Segurança Mundial Sob o Príncipe da Paz (página 10) diz: 
"Do mesmo modo, o Moisés Maior, Jesus Cristo, não é o Mediador entre Jeová Deus e toda a humanidade. Ele é o Mediador entre seu Pai celestial, Jeová Deus, e a nação do Israel espiritual, que está limitado a 144.000 membros."
Vocês pode até pensar que, por este livro ser antigo, talvez uma "nova luz" tenha surgido para mudar este conceito. Para tirar esta dúvida, os artigos de A Sentinela de  1989, 1991 e 1993, que são bem recentes, tem o conteúdo bastante similar ao mostrado acima. Portanto, esta ainda é a maneira como a Sociedade vê a questão. Sugiro que o leitor também dê uma olhada no Estudo Perspicaz das Escrituras (publicado pela STV), sob o tópico "Mediador", onde você poderá ver mais algumas explicações do "escravo fiel e discreto" (o corpo governante das TJ's).
Então, da próxima vez que alguém lhe perguntar ou afirmar que na concepção das Testemunhas Cristo é o mediador entre elas e Deus, você sabe não é bem assim. Cristo é o mediador apenas dos 144.000 "ungidos" da Torre de Vigia que vão para o céu. As outras ovelhas (a vasta maioria das TJ's vivas) dependem dos 144.000 (que hoje chegam a uns 8.000 vivos) e consequentemente da organização para serem salvos.
Que os fatos aqui apresentados vos ajudem a perceber que a Sociedade tem de fato desencaminhado das pessoas o único mediador (Jesus) e tem assumido presunçosamente este papel, colocando em perigo espiritual a vida de mais de 5 milhões de pessoas.
Orem a Deus pedindo orientação antes de ler sua palavra para elucidar o assunto.

ESTUDOS SOBRE OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.

CLIK NO TITULO E ABRA O ESTUDO DE SUA ESCOLHA.

A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

História:

Doutrinas

Sangue

Franz

Jonsson

Penton

Nazismo

Mormonismo

O Mito da Sida

O Mito da Sida

Jan Haugland

A Sociedade Torre de Vigia tem recebido ajuda da imprensa popular nos seus esforços de doutrinação. A Sociedade Torre de Vigia explora até à exaustão o medo ligado à doença real da SIDA. Não é surpreendente que uma doença sexualmente transmissível como a SIDA dê aos grupos fundamentalistas munição contra aqueles que têm um estilo de vida que eles não aprovam. As Testemunhas de Jeová têm usado o pavor da SIDA principalmente para justificar a sua proibição do sangue, visto que um dos modos como o vírus da SIDA (o HIV) se transmite é pelas transfusões de sangue.
Algumas pessoas foram infectadas com HIV através de transfusões de sangue, e estas tragédias foram noticiadas na imprensa e levaram a investigações pelas autoridades. Em resultado disso, apareceram produtos derivados do sangue mais seguros.
A Sociedade Torre de Vigia usa essas tragédias para doutrinar os seus membros sobre os horrores das transfusões de sangue. Ao fazer isso, ela ataca os profissionais médicos e a Cruz Vermelha Internacional:
"Hemofílicos recebem sangue contaminado
"O sangue tornou-se um negócio de dois bilhões de dólares por ano. A busca de lucros relacionados com ele resultou numa gigantesca tragédia na França. Sangue contaminado com o vírus HIV causou a morte de 250 hemofílicos por doenças ligadas à AIDS, e centenas mais foram infectados. -- The Boston Globe, 28 de outubro de 1992, página 4.
"Uma "aliança maligna" de negligência médica e ganância comercial levou à morte de cerca de 400 hemofílicos alemães, e pelo menos mais 2.000 foram infectados com sangue contaminado com o HIV. -- Guardian Weekly, 22 de agosto de 1993, página 7.
"O Canadá teve também o seu escândalo do sangue. Estima-se que mais de 700 hemofílicos canadenses tenham sido tratados com sangue infectado com o HIV. O governo foi alertado em julho de 1984 de que a Cruz Vermelha estava distribuindo sangue contaminado com AIDS a hemofílicos canadenses, mas os produtos de sangue contaminado só foram retirados do mercado um ano depois, em agosto de 1985. -- The Globe and Mail, 22 de julho de 1993, página A21, e The Medical Post, 30 de março de 1993, página 26." (Despertai!, 22 de maio de 1994, p. 31)
Esses relatos noticiosos dão à Sociedade Torre de Vigia ampla munição para atacar as autoridades, funcionários médicos e tribunais que ordenam transfusões de sangue:
"Eis uma amostra das causas da AIDS nesses casos: "Exposto a sangue contaminado por vírus durante cirurgia", "Contaminado por uma transfusão em 1983", "Contaminada por uma transfusão, ela contaminou o marido e um filho", "Uma transfusão de sangue lhe trouxe AIDS", "Contraiu AIDS duma transfusão de sangue durante uma cirurgia em 1981", "Hemofílico; seu filho jovem morreu de AIDS e sua esposa tem ARC [sigla em inglês de Complexo Relacionado com a AIDS]", "Ele contraiu AIDS duma transfusão de sangue, e suportou três anos de dor, paralisia e cegueira progressiva".
"No caso dum bebê de 1 ano e 1 mês, "ele morreu, assim como sua mãe, em decorrência duma transfusão de sangue contaminado". Uma menina de dois anos "recebeu uma transfusão de sangue pouco depois de nascer", e morreu de AIDS.
"Em vista de tais riscos evidentes, por que será que certas autoridades ainda insistem em forçar transfusões de sangue a Testemunhas de Jeová adultas e seus bebês?" (Despertai!, 8 de abril de 1988, p. 31)
É uma hipocrisia grosseira a Sociedade Torre de Vigia usar o pavor da SIDA para apoiar a sabedoria da sua posição sobre o sangue. O fato é que antes de se ouvir falar de SIDA, em 1977, a Sociedade Torre de Vigia começou a permitir o uso de produtos derivados do sangue para tratar a hemofilia.
"Entretanto, que dizer de se aceitarem injeções de soros para combater doenças, tais como os usados contra difteria, tétano, hepatite por vírus, hidrofobia, hemofilia e incompatibilidade de RH? Isto parece cair numa zona de 'questões limítrofes'. Alguns cristãos acham que aceitar uma pequena quantidade de derivado de sangue para tal fim não é manifestação de desrespeito pela lei de Deus; sua consciência lhes permite isso." (A Sentinela, 1.º de dezembro de 1978, p. 31)
Portanto, contrariamente às afirmações da Sociedade Torre de Vigia, ninguém precisa de "forçar" pacientes Testemunhas de Jeová a aceitar estes produtos sangüíneos, porque elas já são autorizadas pela Sociedade Torre de Vigia a aceitá-los. Quando a Sociedade Torre de Vigia mudou a sua política, praticamente todas as Testemunhas de Jeová sobreviventes com hemofilia grave receberam HIV. Poucas sobreviveram à hemofilia grave até ter aparecido o tratamento. Em contraste com isso, os produtos sangüíneos que as Testemunhas de Jeová continuam a recusar raramente provocam infeções com HIV. Em vez de serem protegidas, as Testemunhas de Jeová sofrem simultaneamente os efeitos negativos de aceitar alguns tipos de transfusões de sangue e os efeitos negativos de recusar outros tipos de transfusões. Além do perigo causado por recusarem tratamento necessário, na prática as Testemunhas de Jeová estão tão expostas a HIV do sangue como qualquer outra pessoa.
No Canadá a infeção do suprimento de sangue levou a um inquérito público. A Sociedade Torre de Vigia deu ampla cobertura a este inquérito. Depois de mencionar muitas tragédias, disse:
"Em contraste com a desalentadora evidência, uma história mais feliz foi apresentada ao Juiz Krever, em 25 de maio de 1994, em Regina, Saskatchewan. William J. Hall, um senhor de 75 anos com hemofilia grave, contou como ele consegue tratar-se usando alternativas aos derivados de sangue. E ele não está com AIDS. O Sr. Hall é Testemunha de Jeová e por isso evita transfusões de sangue e de fatores de coagulação sangüíneos por motivo de consciência religiosa." (Despertai!, 8 de junho de 1995, p. 21)
Se o Sr. Hall tivesse lido a revista A Sentinela com mais atenção, talvez descobrisse que os seus líderes já não consideravam derivados do sangue para hemofílicos como "sagrados", e a sua "consciência", tal como a de outras Testemunhas, podia tê-lo guiado de modo diferente. A Sociedade Torre de Vigia dá a impressão de que seguir o seu conselho salvou o Sr. Hall da infeção por HIV. O fato é que o Sr. Hall, um dos raros sobreviventes de hemofilia grave, provavelmente foi salvo do HIV por ter ignorado ou por desconhecer a inversão da política da Sociedade Torre de Vigia sobre o tratamento em 1977. Também é importante notar que a vasta maioria das pessoas com hemofilia grave que foram infectadas com HIV nem sequer estariam vivas sem transfusões de derivados do sangue.
Resumindo, apesar da propaganda da Sociedade Torre de Vigia, a SIDA mostrou que não há qualquer Providência por detrás da proibição do sangue das Testemunhas de Jeová. O momento em que a Sociedade Torre de Vigia inverteu a sua posição e permitiu transfusões de derivados do sangue não podia ter sido pior, pois foi imediatamente antes de a SIDA ter sido descoberta. A grande maioria daqueles que receberam HIV através de transfusões de sangue são hemofílicos, e a posição das Testemunhas de Jeová não lhes dá proteção absolutamente nenhuma. Claramente, a Sociedade Torre de Vigia não tem escrúpulos na sua propaganda e mostra um desrespeito grosseiro pelos fatos.

Será Que as Testemunhas de Jeová Realmente Abstêm-se de Sangue?


A maioria das Testemunhas de Jeová acredita sinceramente que é um pecado grave aceitar uma transfusão de sangue, pois a Bíblia declara "abstende-vos de sangue." (Actos 15:29) É perfeitamente compreensível que muitos estejam confusos devido à posição adoptada pela Sociedade Torre de Vigia a respeito dos vários componentes do sangue ou produtos sanguíneos como albumina, EPO (Erythropoietins) não sintético, vacinas, imunoglobulinas e tratamentos hemofílicos. Não parece ser possível explicar porque a Sociedade Torre de Vigia permite que uma Testemunha aceite estes componentes, enquanto é uma violação da lei de Deus aceitar outros, como plasma, plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos. Estas contradições fizeram com que vários anciãos e membros de Comissões de Ligação com Hospitais renunciassem discretamente a esses cargos.
Além disso, a tendência em anos recentes tem sido permitir mais e mais produtos sanguíneos. Isto e a declaração da Sociedade Torre de Vigia perante a Comissão Europeia dos Direitos Humanos, de que não há "controlo ou sanções" para uma Testemunha que aceite sangue e ainda o facto de menores de idade não poderem usar "Declarações Médicas Antecipadas" proibindo as transfusões de sangue, são indicações significativas de que a Sociedade Torre de Vigia pode modificar drasticamente a sua política em relação ao sangue ou abandoná-la completamente no futuro.1

Perguntas importantes que ficam sem resposta



Esta imagem consta da edição de 22 de Outubro de 1990 da Awake! [Despertai!]. Repare que o plasma constitui 55% do sangue. Como a Sociedade Torre de Vigia permite que as Testemunhas aceitem as componentes do plasma separadamente, é legítimo perguntar: porque é que proíbem o uso do próprio plasma?
Médicos de todas as partes do mundo fizeram esta pergunta a membros de Comissões de Ligação com Hospitais. Por sua vez, estes procuraram uma resposta do Betel de Brooklyn e de várias filiais da Watchtower. Até agora, ordena-se-lhes simplesmente que não mencionem mais o assunto, nem façam mais perguntas. Porque é que a Sociedade Torre de Vigia não pode responder a esta pergunta tão importante?
Visto que não é possível encontrar na Bíblia qualquer apoio para permitir certas fracções ou produtos do sangue, é razoável perguntar: Onde é que a Sociedade Torre de Vigia encontra apoio para a sua proibição parcial do sangue?

Aprendendo da criação de Deus

Actualmente, o ensino da Torre de Vigia é que os componentes do sangue permitidos estão apenas limitados àqueles que passam através da barreira da placenta, durante a gravidez e que baseando-se nisto, uma Testemunha pode aceitá-los de boa consciência.2 O raciocínio é este: como Jeová Deus permite que estes componentes sanguíneos passem da mãe para o feto, é lógico concluir que Deus não violaria a sua própria lei a respeito do sangue. Isto seria razoável, mas o facto é que a ciência médica mostrou que praticamente todas as componentes do sangue passam através da barreira da placenta.3

Será que só são permitidas as componentes do sangue mais pequenas?

Às vezes argumenta-se que as componentes do sangue permitidas pela Sociedade Torre de Vigia são fracções do sangue muito pequenas. Mas mesmo este argumento não pode ser usado pois a albumina, que está no plasma do sangue e cujo uso é aprovado pela Sociedade Torre de Vigia, ocupa uma percentagem do volume do sangue (2,2%) muito maior do que componentes que a Sociedade Torre de Vigia proíbe, como os glóbulos brancos (1%) e plaquetas (0,17%), que as Testemunhas têm de rejeitar. Além disso, tratamentos hemofílicos, que são permitidos, requerem a recolha e armazenagem de quantidades de sangue muito grandes (mais de 2.500 dadores de sangue para um único tratamento), e apesar disso a Sociedade Torre de Vigia proíbe que as Testemunhas armazenem o seu próprio sangue. Porque é que existe esta duplicidade de critérios?4

Aprendendo do contexto de declarações bíblicas acerca do sangue

Se tomarmos tempo para estudar cuidadosamente todos os relatos bíblicos a respeito do sangue, torna-se muito claro que sempre que é mencionado o uso incorrecto do sangue, é no contexto de comer sangue, conforme a própria Watchtower tem reconhecido em várias ocasiões.
"De cada vez que a proibição do sangue é mencionada nas Escrituras, é em relação com tomá-lo como alimento, e por isso, é na sua qualidade de nutriente que estamos preocupados com ser ele proibido." (The Watchtower, 15 de Setembro de 1958, p. 575)

É uma transfusão de sangue o mesmo que alimentar-se de sangue?

Em certa altura, a Sociedade Torre de Vigia ensinou que a transfusão de sangue é o mesmo que alimentar-se de sangue.5 Então, em meados da década de 1960, eles aprenderam que o sangue transfundido não é digerido mas é retido no corpo de forma muito semelhante a um órgão transplantado. Tragicamente, nessa altura já tinham morrido muitas Testemunhas de Jeová. Como o Corpo Governante acreditava que o fim estava extremamente próximo6 e que a Ciência encontraria rapidamente uma alternativa eficaz ao sangue7 a proibição do sangue foi mantida, mas foram sendo permitidos cada vez mais produtos sanguíneos, se tomados separadamente.8 A política actual tem sido desenvolvida de forma desleixada ao longo dos anos e existem muitas similaridades com as proibições anteriores que a Sociedade Torre de Vigia decretou sobre as vacinas e os transplantes de órgãos.9
Dito de forma simples, para conseguir obter nutrição a partir do sangue, seria necessário comê-lo e digeri-lo, para poder decompô-lo e usá-lo como alimento. De uma transfusão de sangue não resulta qualquer benefício nutritivo.
A Sociedade Torre de Vigia tem tentado contornar este facto argumentando que receber uma transfusão de sangue não é diferente de ser alimentado intravenosamente com dextrose ou álcool. Mas estas comparações são enganadoras, pois o açúcar e o álcool podem de facto ser usados pelo corpo como alimento, sem digestão. O sangue que é transfundido não pode ser usado pelo nosso corpo como alimento, da mesma forma que um transplante de coração ou de rim não pode ser usado como alimento.
Considere dois pacientes que estão incapacitados para comer, e são admitidos num hospital. A um deles é dada uma transfusão de sangue e ao outro é dada alimentação intravenosa. Qual deles está a receber alimento e sobreviverá? Claramente, os médicos não prescrevem transfusões de sangue para tratar a má nutrição, é antes para substituir algo que o seu corpo perdeu, geralmente os glóbulos vermelhos que são necessários para transportar oxigénio e manter a pessoa viva.
Como não é verdade que uma transfusão de sangue seja o mesmo que alimentar-se de sangue nem é equivalente a comer sangue, então não existe o elo crítico que seria necessário para apoiar biblicamente a política da Sociedade Torre de Vigia a respeito do sangue.

Como é que a Sociedade Torre de Vigia justifica a sua proibição parcial de sangue?

Nenhum médico ou cientista reputado diria actualmente que uma transfusão de sangue é alimentar-se de sangue, ou que é equivalente a comer sangue, diria em vez disso, que é um transplante de órgão ou de tecido líquido, conforme a própria Sociedade Torre de Vigia reconhece agora.10 Para contornar este facto, a Sociedade Torre de Vigia criou uma nova lei para as Testemunhas ao dizer que é errado sustentar a vida através do sangue. Aqui o problema é que em nenhuma parte da Bíblia encontramos tal restrição sobre o sangue nesses termos. Será que comer e sustentar a vida é o mesmo, conforme a Sociedade Torre de Vigia argumenta? Bem, existem muitas coisas que fazemos para sustentar a nossa vida, por exemplo beber, respirar, dormir, etc. Comer é apenas uma das coisas necessárias para sustentar a vida. Esse palavreado confuso da Sociedade Torre de Vigia é tanto desonesto como irresponsável e obscurece a verdade da palavra de Deus, indo "além das coisas que estão escritas." (1 Coríntios 4:6)

Será que as Testemunhas de Jeová realmente se abstêm de sangue?

A maioria das Testemunhas de Jeová responderia a essa pergunta de forma decidida: Sim! Mas conforme esta breve consideração dos factos mostrou, a resposta é não. Consegue explicar porque é que a Sociedade Torre de Vigia permite o uso de produtos sanguíneos como a albumina, EPO, soros de sangue/Imunoglobulinas e tratamentos hemofílicos (agentes coagulantes VIII e IX), se estes são claramente tomados para sustentar a vida? Como é que isto pode ser honestamente considerado como 'abster-se de sangue'? A resposta óbvia é que não pode. Se o uso médico do sangue é errado, não podemos escolher a nosso bel prazer quais são as fracções ou produtos do sangue dos quais nos absteremos, nem mesmo argumentando que são "pequenas fracções", da mesma forma que não nos podemos envolver numa "pequena fracção" de fornicação ou numa "pequena fracção" de adoração de ídolos. Tal raciocínio está seriamente errado.

O custo humano de manter a proibição da Torre de Vigia sobre o sangue

Em décadas passadas, inúmeras Testemunhas de Jeová apoiaram lealmente as proibições sobre vacinas e transplantes de órgãos. Em alguns casos este apoio leal custou-lhes a vida, e ficamos a pensar como terão reagido as suas famílias quando a Sociedade Torre de Vigia finalmente recebeu "nova luz", e revogou a sua posição anterior.


Será que as mortes deles eram mesmo necessárias?

Ornamentando a capa da edição de 22 de Maio de 1994 da revista Despertai! estão as fotos de 26 crianças, com idades até aos 17 anos, com a legenda: "Jovens que colocaram Deus em primeiro lugar". No interior, a revista proclama: "No passado, milhares de jovens morreram porque colocaram Deus em primeiro lugar. Ainda há jovens assim, só que hoje o drama acontece em hospitais e tribunais, tendo como questão as transfusões de sangue." (página 2) O artigo destacado na página 9, intitulado "Jovens com "Poder Além do Normal"" conta as histórias de três destas crianças que morreram depois de recusarem tratamento com sangue. Será que as mortes deles eram mesmo necessárias?
A aderência leal à doutrina do sangue custou a vida a milhares de Testemunhas. Apesar deste facto, muitos anciãos, membros das Comissões de Ligação com Hospitais e pessoas que já há muito tempo observam a Watchtower acreditam que é só uma questão de tempo até a organização revogar [abandonar] a sua política a respeito do sangue, e o uso de todos os produtos do sangue se tornar um assunto de consciência.
Entretanto, o leitor é encorajado a informar-se completamente sobre este assunto para que possa fazer uma escolha informada e conscienciosa a respeito do uso do sangue e de produtos sanguíneos. Procure terapias alternativas sem sangue sob o conselho de profissionais médicos qualificados, que são quem melhor o podem informar acerca dos riscos e potenciais benefícios tanto de aceitar como de rejeitar o uso de produtos sanguíneos, independentemente de o uso destes produtos ser presentemente aprovado ou não pela Sociedade Torre de Vigia.

Notas

1 Decision on Admissibility of Application 28626/95, p. 22, p. 6; Information note no. 148, B. II. (a); Commission Report on Application 28626/95 adoptada em 9 de Março de 1998, p. 4, 17. II. The Council of Europe -- European Commission of Human Rights [Conselho da Europa -- Comissão Europeia dos Direitos Humanos].
2 A Sentinela, 1.º de Junho de 1990, p. 31.
3 Walknowska, J., Conte, F.A., Grumback, M.M. (1969). "Practical and theoretical implications of fetal/maternal lymphocyte transfer" [Implicações práticas e teóricas da transferência de linfócitos feto/mãe], Lancet, 1, 1119-1122; Simpson JL; Elias S., JAMA 1993 Nov. 17; 270(19):2357-61; "Isolating Fetal Cells in Maternal Circulation For Prenatal Diagnosis" [Isolando Células de Feto na Circulação Materna Para Diagnóstico Pré-natal] por Joe Leigh Simpson e Sherman Elias; Prenatal Diagnosis [Diagnóstico Pré-natal], Vol. 14: 1229-1242 (1994); Early Human Development [Desenvolvimento Humano Inicial] 47 Suppl. (1996) S73-S77. [Veja também: Deus Permite Transfusões Naturais de Sangue Total.]
4 Watchtower [A Sentinela], 15 de Junho de 1985, p. 30 [em inglês].
5 Make Sure of All Things, revisto em 1.º de Abril de 1957, p. 47; Watchtower, 15 de Setembro de 1961, p. 558 [em inglês]. Embora a Sociedade Torre de Vigia ainda insinue ocasionalmente que uma transfusão de sangue é o mesmo que alimentar-se de sangue, essa posição foi discretamente abandonada no início da década de 1960 e é frequente lermos declarações do tipo "é errado sustentar a nossa vida com sangue", embora essa expressão ou ideia não se encontre nas Escrituras.
6 Watchtower, 1.º de Maio de 1968, p. 272 parágrafo 7 [em português: w01/11/1968]; Watchtower, 15 de Agosto de 1968, p. 499 [em português: w15/02/1969]; As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová -- Como?, 1973, p. 200, parágrafo 9]
7 Awake! [Despertai!] 22 de Junho de 1972, p. 29-30 [em inglês].
8 Awake! [Despertai!] 22 de Junho de 1982, p. 25 [em inglês].
9 Vacinas: veja The Golden Age [A Idade de Ouro], 1.º de Maio de 1929, p. 502 [em inglês], Watchtower [A Sentinela], 15 de Dezembro de 1952, p. 764 [em inglês]. Transplantes de órgãos: Watchtower, 15 de Novembro de 1967, p. 702 [em português: w01/06/1968, pp. 349-351]; Watchtower, 15 de Março de 1980, p. 31 [em português: w01/09/1980, p. 31].
10 Awake! [Despertai!], 22 de Outubro de 1990, p. 9 [em inglês].