quarta-feira, 20 de julho de 2011

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ PAT.2

Histórico da Seita
Sobre a história das Testemunhas de Jeová, recomendo a leitura dos livros Como Responder às Testemunhas de Jeová, Testemunhas de Jeová - Comentário Exegético e Explicativo, e Provas Documentais, ambos os três publicados pela Editora Candeia, e de autoria de Esequias Soares da Silva. Também recomendo Desmascarando as Seitas, da Editora CPAD, de autoria de Paulo Romeiro/Natanael Rinaldi, O Império das Seitas Vol I, de Walter Martim, Editora Betânia e Deve-se Crer na Trindade, de Robert Browman Jr, editora Candeia. Todos são excelentes livros, e a maioria pode ser comprada em uma livraria evangélica, ou pela internet.

Mas acima destes livros, o melhor de todos, o qual você não pode perder, sabe qual é? A Bíblia! Nós, como seguidores de Cristo, temos de dar uma maior atenção ao conhecimento das Escrituras, observação e crítica de valores em desacordo com a Bíblia, e leitura de livros. O povo evangélico é o que menos lê. Será que se nós fôssemos Judeus ná época em que Cristo veio, não seríamos nós que o crucificaríamos por falta de conhecimento das Escrituras? Hoje, por falta de conhecimento das Escrituras, muitos cristãos são levados ao engano pelas seitas. Que Deus possa nos capacitar, e nos fortalecer, como corpo, para em Nome de Jesus, ser a luz do mundo, o sal da terra, e poder dar mais gosto à vida daqueles que trilham a vida sem sentido que é estar separado do Criador.

A ênfase maior na minha página darei à contestação das doutrinas, e da história comentarei brevemente as fases de Russel e de Rutherford.

O fundador da seita que conhecemos hoje como Testemunhas de Jeová, foi Charles Taze Russel. Russel nasceu em 1852, e teve ensinamento religioso em uma Igreja Congregacional. Russel porém, ainda bem jovem, rejeitou a doutrina do castigo eterno, e talvez por esse motivo se sentiu atraido pelas doutrinas adventistas. Russel mais tarde também abandonou o adventismo, e em 1870 fundou uma classe de estudos bíblicos, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, da qual, em 1876, elegeu-se "pastor".

Russel passou a fazer discípulos e a publicar, em julho de 1879, uma revista chamada A Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo, com uma tiragem de 6.000 exemplares. Em 1884, Russel registrou a organização Zion´s Watch Tower Tract Society, que em 1886 publicou o primeiro de uma série de livros, cujo autor dos primeiros seis foi o próprio Russel. Hoje estes livros têm o nome de Estudos das Escrituras, mas primeiramente foram chamados de Aurora do Milênio. Para que você tenha uma idéia dos ensinamentos de Russel, observe este trecho da revista Watctower, de setembro de 1910, p. 298:

"Os seis tomos de Estudos das Escrituras constituem praticamente a Biblia. Não são meramente um comentário acerca da Bíblia, mas praticamente a própria Bíblia... Não se pode descobrir o plano divino estudando a Bíblia. Se Alguém coloca de lado os Estudos, mesmo depois de familiarizar-se com eles e se dirige apenas à. Biblia, dentro de dois anos volta às trevas. Ao contrário, se lê os Estudos das Escrituras com as suas citações, ainda que não tenha lido sequer uma página da Bíblia, ao cabo de dois anos estará na luz"

Aqui nós vemos a afirmação assombrosa de que não se pode ser salvo lendo a Bíblia. Os livros de Russel são postos acima da Bíblia. Hoje em dia não é muito diferente, pois as Testemunhas de Jeová (todas elas) lêem A Sentinela, e Despertai!, e aqueles que não fazem parte da Organização de Deus, segundo ela própria, serão destruídos. Esta é uma característica típica de seita exclusivista.

Neste contexto, surgiu o mito de 1914.

O Número de membros hoje

São 6.957.854 publicadores....(Nosso Ministério do Reino de Fevereiro de 2008, suplemento "Relatório Mundial das Testemunhas de Jeová).

Atualmente o aumento deles foi de apenas 3,1% no mundo.



Veja o vídeo "Documentário sobre as TJs"


Nenhum comentário:

Postar um comentário