terça-feira, 24 de maio de 2011

COLETIVIDADE MÓRBIDA.

                           
Pan-óptico é um termo utilizado para designar um centro penitenciario  ideal desenhado pelo filósofo jeremy berthan em 1975 O conceito do desenho permite a um vigilante observar todos os prisioneiros sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados. De acordo com o design de Bentham, este seria um design mais barato que o das prisões de sua época, já que requer menos empregados.
O nome aplica-se também a uma torre de observação localizada no pátio central de uma prisão, manicomio,hospital e escola ou 7 Aquele que estivesse sobre esta torre poderia observar todos os presos da cadeia (ou os funcionários, loucos, estudantes, etc), tendo-os sob seu controle.
A estrutura da prisão incorpora uma torre de vigilância no centro de um edificio anelar que está dividido em celas. Cada uma destas celas compreende uma superfície tal que permite ter duas janelas: uma exterior para que entre a luz e outra interior dirigida para a torre de vigilancia. Os ocupantes das celas se encontrariam isolados uns de outros por paredes e sujeitos ao escrutínio coletivo e individual de um vigilante na torre que permaneceria oculto. Para isso, Bentham não só imaginou persianas venezianas nas janelas da torre de observação, mas também conexões labirínticas entre as salas da torre para evitar clarões de luz  ou ruído que pudessem delatar a presença de um observador.  Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pan-%C3%B3ptico

Breve nota explicativa: A idéia de panóptico indica uma estrutura que pode vigiar à todos sem que ninguém possa ver o vigia, o que geraria uma sensação de controle muito maior em sistemas prisionais. Os “Estados-Nacionais” cada vez mais vem desenvolvendo a idéia do panóptico e aplicando isso no dia-a-dia. Câmeras de segurança, guardas, orgãos de regulação, telefones para denúncias anônimas etc.nada mais são do que manifestações do modelo panóptico de controle. “O big-brother” tudo vê, nada lhe escapa.
  aconcelho voçê a lê o livro Vigiar e Punir, O Panóptico de Michel Foucault ,pensador e epistemólogo francês.
                            A RELIGIOSIDADE E O PANÓPTICO.
 A Coletividade sem dúvida nesse sentido que vos irei falar é uma desventura para não usar um termo mas pessado como desgraça, e o que é realmente em fatome verdade. a fofoca é o grande panoptico o pisquiatra Ãngelo Gaiarsa no seu livro Imagem e Individualidade  diz: '' não compreendo,positivamente não compreendo porque sociologia e psicologia negan-se a estudar a fofoca, repito o mais poderoso sistema de policiamento coletivo.''
 Porque se faz tão pouco do que se deseja ? é por pensar que se poderá ser visto-e comentado -e excluido. o fofoqueiro é um espião a serviço dos padrões dos bons costumes do seu  clã (religião) ele ácredita ser  um lídimo defensor, quando na verdade é um invejoso! ele se defede de seu desejo de fazer o mesmo, condenando seu desejo no outro.( agradecimentos a Freud)


                                       O DELÍRIO COLETIVO.


A LONGO DA HISTORIA OS SERES HUMANOS INVENTARAM COSTUMES 
 ESTRANHÍSSIMOS:CRUÉIS,ABSURDOS,MAS EM CADA PERÍODO ERAM TIDOS ATÉ COMO "NATURAIS.''! UNFIBULAÇÃO,ESCRAVIDÃO,TIRANIAS,GUERRAS,TORTURAS,OPRESSÃO....
    .... todo aquele que não aceitasse a definição COLETIVA era alvo de fofoca  e depois excluido-quando não queimados.
                                                                                                                                                              AS MURALHAS DAS CIDADES E AS PAREDES DAS    CASA NOS ENCINARAM MUITO MAS...

dentro das muralhas somos todos nós unidos e uniformizados, os de fora são invariavelmente estranhos  inimigos, pagãos,infiéis,selvagens.tudo em nome da coletividade, como vejo isso na religião  "gospel" seus credinhos estatutinhos e teologiasinhas, cenvençãosinhas.. e um montão de patifaria que traz DEUS para a baila da mediocridade humana... tudo em nome da uniformidade coletiva frenetica e religiosa...
a agressividade ao mesmo tempo despertada e contida  pela uniformidade compulsória dirigese "para fora"- para os outros, de outros clãs (coloque aqui nesse espaço o nome de uma denominação)___________________________ ) coletivamente."dentro de casa somos uma familia, nos amamos,cooperamos,vestimos a camisa do clã.( ___________________ ) os de fora CUIDAAAADOOO!!!!  com eles,  são estranhos, tãããããooooo esquisitoooosss, creio que esta palavra soará como familiar... sãão uns rebeeeeldesss, é um excluiiiddddooo!!! 
                     Sabe não são da Familia..
    
João 7:47 Replicaram-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados?
João 7:48 Creu nele porventura alguma das autoridades, ou alguém dentre os fariseus? note a expressão algum dentre os fariseus(clã)
João 7:49 Mas esta multidão, que não sabe a lei, é maldita.
..( Fariseus,doutores da léi e sacerdotes)
De novo a fim de atenuar a agressividade que invariavelmente se acumula sempre que algumas pessoas se vêem obrigadas a viverem juntas durante muito tempo, eleg-se o bode expiatorio: o estranho no ninho- a se você  soubesse como ele é pecador, expulsa demonios em nome de belzebu ... ou tatica antiga....
ou então para evitar o desgaste dos atritos continuos, as pessoas se fecham e as paredes se fazem modelos para esse fechamento. nasce  "o íntimo", o mundo interior", que ácreditam muitos, é só meu. Ninguém sabe-nem pode saber!!! - os pensamentos e os sentimentos que passam pela mente-pela consciência. inspirada pelas muralhas e paredes que isolam o de dentro do de fora, nasce a COURAÇA MUSCULAR DO CARATÉR .(W. REICH).   é a soma de tensões que me contêm e que conforme ácredito,  disfaçam, todas as minhas intenções e desejos proibidos pelo exército dos uniformizados que me cerca e vigia o tempo todo..
                                                         CONCLUSÃO E MORAL DO TEXTO.


A RELIGIOSIDADE TEM O PODER DE DESENVOLVER AS MÁSCARAS, EU NÃO SOU POR QUE TENHO UM NOME A ZELAR... NÃO VOU SUJAR O NOME DE MINHA INSTITUIÇÃO,TENHO UMA APARÊNCIA A ZELAR, LEMBRE-SE QUE JESUS FALOU :"AS VOSSA TRADIÇÕES INVALIDAM A PALAVRA DE DEUS".  O COLETIVO E ESSE EVANGELHO GREGARIO DE QUE EU FAÇO PORQUE TODOS ESTÃO FAZENDO E DESTRUIDOR. GERA PESSOAS DEPRESSIVAS RECALCADAS AMARGURADAS COMO O FILHO PRÓDIGO DA PARÁBOLA, ESTAVAM SEMPRE ALI MAS AS MÁSCARAS NÃO CAIRAM NEM HOUVE NOVO NASCIMENTO...  TUDO PASTEURIZADO E ESTERIOTIPADO.... COMO É FÁCIL ESSE EVANGELHO AO SABOR DO MUNDO... COM ESSA CAMADA BARATA DE CAL... E LÁ DENTRO DO AJUNTAMENTO REINA MESMO É A DISSIMULAÇÃO A  FALSIDADE ... 

QUE OSENHOR TENHA MISÉRICORDIA POIS A DOR QUE TENHO SENTIDO É UMA ESPADA DE DOIS GUMES QUE ME CORTA PROVENDO A MIM LIBERTÇÃO, A VIDA ACOMODATIVA DE NINAR NOSSOS DEMONIOS , DE DEIXALOS GUARDADINHOS NO MAIS ÍNTIMO NÃO É O VIVER DA IGREJA DE CRISTO... PORTANTO ROMPAMOS COM ESSE OUTRO EVANGELHO E BUSQUEMOS O RIOS DE ÁGUA VIVA QUE BROTAM DO NOSSO INTERIOR. LEMBRE-SE DO HOMEM INTERIOR ONDE CRISTO DEVE SE FORMADO.



"Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder mediante o seu Espirito no homem interior' (Efésios 3:16)

...sinto as dores de parto até que Cristo seja formado em vós’. GALÁTAS 4:19
  EFÉSIOS 4:11.....
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo...
                                                                 DEUS EM CRISTO NOS ILUMINE PARA QUE NÃO DURMAMOS  , E DESPERTADOS DO SONO VIVAMOS A VIDA DE CRISTO JESUS O SNHOR ,  EM NÓS.                                                                                           FLÁVIO S. SILVA










Nenhum comentário:

Postar um comentário